Termos e Condições

1. Bem-vindo à Wezed
1. A Wezed opera um marketplace de moda inspirado na economia circular e que potencia a presença de empreendedores locais numa plataforma e-commerce e, que permite a utilizadores comprar e vender artigos. Na Wezed desponibilizamos o “Serviço” através do website wezed.pt. Pode publicar e pesquisar itens, iniciar sessão no seu perfil e visualizar outros perfis (cada conta tem um URL único e público) através do website.
A WEZED.PT é propriedade da PAINTSET – Unipessoal, Lda. www.paintset.pt.

2. A sua relação connosco
1. Este documento e quaisquer documentos referidos no mesmo (coletivamente, os “Termos de Serviço”) estabelecem os termos da sua relação connosco. É importante que leia e compreenda os Termos de Serviço antes de utilizar o Serviço. Se houver alguma coisa dentro deles que não compreenda, contacte-nos [email protected] para discutir o que isto significa para si.
2. Ao criar uma conta connosco e/ou usando e acedendo ao Serviço, concorda e aceita estes Termos de Serviço na sua totalidade. Se não concordar com estes Termos de Serviço, poderá não utilizar o Serviço.

3. Informações sobre si e sobre a sua privacidade
1. A sua privacidade é importante para nós. Deve ler a nossa Política de Privacidade para entender como recolhemos, utilizamos e partilhamos informações sobre si.

4. Criação de uma conta
1. Para aceder ao nosso Serviço, tem de se registar connosco e criar uma conta com um nome de utilizador e senha (a sua “Conta”). Encorajamo-lo a usar senhas “fortes” (palavras-passe que utilizam uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos) com a sua Conta.
2. Deve ter pelo menos 13 anos de idade e ser capaz de, no seu país de residência, celebrar um acordo juridicamente vinculativo para utilizar o nosso Serviço. A Wezed não recolhe ou solicita intencionalmente qualquer informação a menores de 13 anos ou permite conscientemente que essas pessoas se inscrevam no Serviço. A Wezed é um Site de Audiência Geral e o Serviço e o seu conteúdo não são direcionados para crianças com menos de 13 anos. Crianças menores de 13 anos estão proibidas de fornecer qualquer informação pessoal ao Site. Caso saibamos que recolhemos informações pessoais de uma criança menor de 13 anos sem o consentimento dos pais, apagaremos essa informação o mais rapidamente possível.
3. É responsável por manter a confidencialidade dos seus dados de login e quaisquer atividades que ocorram na sua Conta. Se tiver alguma preocupação de que a sua Conta possa ter sido utilizada indevidamente, deverá contactar-nos [email protected] imediatamente para nos informar.

5. Mercado e Pagamentos
1. O nosso Serviço permite-lhe comprar e vender artigos de forma fácil e divertida. Pode saber mais informações sobre o nosso Serviço e as suas funcionalidades aqui.
2. Pode vender os seus artigos através do nosso Serviço publicando imagens do artigo que pretende vender (“Artigo de venda”). Quando um utilizador do Serviço compra tal Item de Venda, esta é uma “Transação de Venda”.
3. As transações de venda só podem ser efetuadas através de qualquer um dos prestadores de pagamentos de terceiros da Wezed – PayPal ou Stripe.
4. Quando utilizar o PayPal para efetuar ou receber o pagamento de uma Transação de Venda, necessitará de uma conta PayPal para utilizar o Serviço. Se tem menos de 18 anos e não tem a sua própria conta PayPal, e planeia utilizar a conta PayPal de um pai ou de terceiros, compromete-se a ter autorização expressa para utilizar a conta PayPal desses pais ou de terceiros em relação a cada transação realizada no nosso Serviço.
5. Para salvaguardar os interesses dos nossos utilizadores, não está autorizado a vender ou adquirir um Artigo de Venda, fazendo acordos diretos com o comprador ou o vendedor para utilizar um método de pagamento diferente dos métodos de pagamento oferecidos através do Serviço. Por favor, note que vender ou comprar um Artigo de Venda de qualquer outra forma é uma violação das nossas Regras de Utilização Aceitável e pode resultar, entre outras coisas, na suspensão ou cessação do seu acesso ao Serviço.
6. Queremos que o nosso Serviço seja uma experiência positiva para os nossos utilizadores e pedimos-lhe que honre os compromissos que assumiu com outro utilizador no que diz respeito à venda ou compra de um Item de Venda.
7. Qualquer acordo para e/ou compra de um Artigo de Venda é feito unicamente entre si e o vendedor. A aplicação pode incluir funcionalidades para sugerir uma venda mais eficaz, como descontar itens de venda, mas os vendedores têm, a todo o momento, total discrição para definir preços. As reclamações, perguntas e reclamações relacionadas com um Item de Venda devem ser dirigidas ao vendedor. Quando os utilizadores não puderem resolver questões relacionadas com uma Transação de Venda entre si, tentaremos ajudar a mediar tais litígios através do nosso processo de resolução de litígios.
8. Como não somos o vendedor de quaisquer Artigos de Venda, não temos controlo e não cedemos qualquer compromisso relativo à existência, qualidade, segurança, genuinidade ou legalidade dos artigos de venda, a verdade ou exatidão de qualquer imagem ou descrição dos Artigos de Venda ou qualquer outro conteúdo disponibilizado pelos utilizadores, a capacidade de vendedores venderem Artigos de Venda , a capacidade dos compradores de pagar por eles ou que um comprador ou vendedor irá realmente completar uma transação ou devolver o Item de Venda, e não temos qualquer responsabilidade a este respeito. Os vendedores são responsáveis por garantir que quaisquer artigos de venda restritos à idade sejam marcados claramente com a restrição de idade aplicável (conforme exigido por lei) e os compradores concordam que não tentarão comprar Artigos de Venda se forem mais jovens do que a restrição de idade anunciada e legal.
9.  Por cada venda efetuada pelo Vendedor, é lhe aplicada uma taxa de transação de 1.4%+0.60€ sobre o valor total da venda.

6. O seu direito de utilizar o Serviço
1. O seu direito de utilizar o Serviço é pessoal para si e não está autorizado a dar esse direito a outra pessoa ou a vender, oferecer ou transferir a sua Conta para outra pessoa. O seu direito de utilizar o Serviço não nos impede de dar a outras pessoas o direito de utilizar o Serviço.
2. Para além do permitido nestes Termos de Serviço ou por nós por escrito, não lhe é dado o direito de usar o nome “Wezed”, ou qualquer uma das marcas comerciais “Wezed”, logotipos, nomes de domínio e outras características distintivas da marca, todas elas são direitos de propriedade intelectual pertencentes à Wezed.
3. Estes Termos de Serviço não lhe conferem quaisquer direitos de propriedade intelectual ou quaisquer outros direitos ou licenças relativos aos materiais e conteúdos da Wezed, o Serviço, nome Wezed, com além dos estabelecidos nestes Termos de Serviço.

7. O seu conteúdo
1. Confirma que imagens, sons, texto ou informações que submete ou cria (“Conteúdo do Utilizador”) durante a utilização do Serviço cumprirá as Regras de Utilização Aceitável.
2. Concede-nos uma licença mundial, não exclusiva, isenta de royalties, irrevogável e perpétua para utilizar, copiar, reproduzir, distribuir, adaptar, re-formato, modificar, publicar, traduzir, licenciar, sub-licença, atribuir, transferir e explorar o Conteúdo do Utilizador (incluindo quaisquer direitos de propriedade intelectual nos mesmos) em qualquer lugar e sob qualquer forma para efeitos de prestação do nosso Serviço ou para qualquer finalidade relacionada com o funcionamento do nosso negócio.
3. O nosso direito de utilizar o seu Conteúdo do Utilizador não afeta de forma alguma os seus direitos de privacidade e apenas utilizaremos informações que o identifiquem conforme estabelecido na nossa Política de Privacidade.
4. Não verificamos nem moderamos qualquer Conteúdo do Utilizador antes de ser adicionado ao Serviço pelos utilizadores. Poderemos mais tarde verificar, moderar, rejeitar, recusar ou apagar qualquer Conteúdo do Utilizador se pensarmos que ele infringe qualquer uma das Regras de Utilização Aceitável.
5. O Conteúdo do Utilizador removido do Serviço pode continuar a ser armazenado por nós, incluindo, sem limitação, a fim de cumprir com determinadas obrigações legais. Por isso, encorajamo-lo a manter a sua própria cópia de segurança do seu Conteúdo do Utilizador e concorda que não irá confiar no Serviço para efeitos de cópia de segurança ou armazenamento do Conteúdo do Utilizador. Na medida do permitido pela lei aplicável, não nos responsabilizamos por qualquer perda de Conteúdo do Utilizador.

8. Regras de utilização aceitável
1. Para além dos outros requisitos nos presentes Termos de Serviço, esta secção descreve regras específicas aplicáveis à sua utilização do Serviço (as “Regras de Utilização Aceitável”).
2. Tem de se certificar de que o endereço de e-mail que fornece na sua Conta permanece ativo e é verificado por si regularmente.
3. É responsável por todos os impostos (incluindo quaisquer sanções associadas, multas, encargos e juros de pagamento em atraso) relativos à sua venda de artigos através do nosso Serviço. Deve cumprir todas as leis aplicáveis em relação a esses impostos e fornecer-nos-á prontamente todas as informações que necessitemos para verificar esse cumprimento. Na medida do possível, de acordo com a legislação aplicável, reembolsar-nos-á a pedido de quaisquer custos que incorrammos em consequência do seu incumprimento desta secção.
4. Ao utilizar o Serviço não deve:

1. Crie mais do que uma Conta no Serviço (no entanto, pode ligar todas as suas redes sociais ou outras contas de serviços, que apoiamos, à sua Conta no Serviço) a menos que concordemos de outra forma.
2. Forneça qualquer informação falsa ou enganosa nos dados da sua Conta.
3. Permita que outra pessoa utilize o Serviço sob o seu nome ou em seu nome, a menos que seja um negócio e tal pessoa seja autorizada por si.
4. Utilize o Serviço se o suspendermos ou o proibirmos de o utilizar.
5. Envie lixo, spam ou mensagens repetitivas.
6. Efetuar qualquer conduta ilegal ou ilícita, incluindo a venda ou compra intencional de quaisquer artigos falsos ou contrafeitos ou qualquer artigo que viole os direitos de outra pessoa, devendo cumprir os requisitos legais aplicáveis relativos à venda ou compra de artigos de venda (incluindo, mas não se limitando a regras de importação e exportação e produtos ilegais, a listagem de quaisquer restrições de idade, venda à distância e direitos de arrefecimento que possam ser aplicáveis a um item de venda quando o vendedor for uma empresa).
7. Modificar, interferir, intercetar, interromper ou hackear o Serviço.
8. Utilize indevidamente o Serviço introduzindo conscientemente vírus ou outro material que prejudique o Serviço ou qualquer utilizador do equipamento do próprio Serviço.
9. Recolher quaisquer dados do Serviço que não de acordo com estes Termos de Serviço.
10. Submeter ou contribuir com qualquer Conteúdo do Utilizador (incluindo comentários e descrições relativos a artigos de venda) que contenham conteúdo ilícito, nudez ou violência, é abusivo, bullying, ameaçar, assediar, obsceno, enganoso, falso, ofensivo, difamatório, depreciativo ou usa linguagem má ou rude, com a Wezed a poder decidir no seu critério absoluto.
11. Interfere ou manipula de forma injusta ou ilegal qualquer sistema de classificação ou sistema de feedback do utilizador.
12. Submeta ou contribua com qualquer Conteúdo do Utilizador sem a permissão do titular do conteúdo, ou violando os direitos de autor, marca registada ou outros direitos de terceiros (que inclui a utilização de hashtags para marcas protegidas, em conexão com a sua listagem, que são irrelevantes para tal listagem).
13. Oferecer-se para vender ou comprar qualquer um dos itens que listamos como itens proibidos.
14. Comprar ou vender um Item de Venda fazendo acordos diretos com o comprador ou o vendedor para utilizar um método de pagamento diferente do PayPal ou Stripe (se aplicável) disponível através do Serviço.
16. Submeta ou contribua com qualquer informação ou comentário sobre outra pessoa sem a permissão dessa pessoa, ou poste informações privadas ou confidenciais através do Serviço, incluindo, sem limitação, informações do seu ou de qualquer outra pessoa, números de identidade nacionais ou números de identidade nacionais alternativos, números de telefone não públicos ou endereços de e-mail não públicos.
17. Desmonte, descompile ou faça engenharia inversa qualquer parte do Serviço.
18. Adaptar, copiar, variar, editar, distribuir ou comercializar qualquer conteúdo no Serviço sem o consentimento prévio por escrito do Wezed.
19. Contornar quaisquer medidas técnicas implementadas para proteger ou fornecer o Serviço.
20. Utilize a conta PayPal de terceiros a menos que tenha autorização expressa para o fazer.

5. O incumprimento das Regras de Utilização Aceitável constitui uma grave violação dos presentes Termos de Serviço, podendo resultar na tomada de todas ou qualquer das seguintes ações (com ou sem aviso prévio, e inteiramente a nosso critério):

1. Retirada imediata, temporária ou permanente do seu direito de utilizar o nosso Serviço.
2. Remoção imediata, temporária ou permanente de qualquer Conteúdo do Utilizador (incluindo a remoção dos Itens de Venda listados no Serviço).
3. Ação judicial contra si, incluindo um processo de reembolso de todas as despesas (incluindo, mas não se limitando a, custos administrativos e legais razoáveis) resultantes da infração.
4. Divulgação de tais informações às autoridades responsáveis pela aplicação da lei, como razoavelmente consideramos necessário.

6. As respostas descritas na secção 8.5 não são limitadas, e podemos tomar quaisquer outras medidas que razoavelmente consideremos adequadas.

9. Política de aviso e de retirada
1. Qualquer pessoa pode contactar-nos enviando-nos um “Aviso de Infração” se algum conteúdo disponível através do nosso Serviço infringir os seus direitos ou não cumprir as nossas Regras de Utilização Aceitável. O Aviso de Infração deve ser enviado por correio para [email protected]

10. Anúncios no Serviço
1. Nós e os nossos parceiros de negócio selecionados podemos fornecer-lhe publicidade através do Serviço ou por outros métodos, como o e-mail. Esta publicidade pode basear-se no seu Conteúdo do Utilizador ou em outras informações disponíveis através do Serviço. Ao entregar publicidade, utilizaremos apenas informações que o identifiquem conforme estabelecido na nossa Política de Privacidade.

11. Acabar com a nossa relação
1. Se decidir a qualquer momento que já não possa concordar com estes Termos de Serviço ou quaisquer alterações es feitas aos Termos de Serviço ou ao Serviço, deve parar imediatamente de utilizar o Serviço.
2. Caso deseje terminar a sua utilização do Serviço, contacte-nos [email protected]  a partir do endereço de e-mail ligado à sua conta e peça-nos para desativar a sua Conta. Quando tal pedido vier de alguém que não seja o titular da conta, podemos pedir-lhe que forneça provas de quem é e da sua relação com o Utilizador em questão, bem como quaisquer outros documentos que possamos exigir.
3. Se você ou nós terminarmos a sua utilização do Serviço ou retirarmos o Serviço conforme descrito nesta cláusula, poderemos eliminar ou modificar o seu Conteúdo, Conta ou qualquer outra informação que tenhamos sobre si. Também perderá todos os direitos que tiver de utilizar o Serviço ou aceder ao nosso conteúdo ou ao seu Conteúdo do Utilizador. Não lhe ofereceremos uma compensação por quaisquer perdas. Deve ter em conta que, mesmo que a sua Conta esteja desativada, alguns dos seus dados poderão persistir e aparecer dentro do Serviço.

12. A nossa responsabilidade para consigo
1. Só você decide se procede a uma venda ou compra de um artigo de venda. Como tal, não assumimos compromissos em relação aos Itens de Venda, incluindo a qualidade ou entrega dos Artigos de Venda, ou para honrar (ou fazer com que qualquer vendedor honre) qualquer informação errada sobre o preço, descrição e disponibilidade de, ou qualquer informação relativa a quaisquer Itens de Venda promovidos ou disponíveis através do nosso Serviço, ou a capacidade do comprador de concluir qualquer compra dos Artigos de Venda.
2. Embora seja nossa intenção que o Serviço esteja disponível o máximo possível, pode haver ocasiões em que o Serviço pode ser interrompido, incluindo para manutenção programada, atualizações e reparações de emergência, ou devido a falha de ligações de telecomunicações e/ou equipamentos.
3. A Wezed não se responsabiliza nem se responsabiliza por quaisquer perdas ou danos causados por vírus ou outros programas concebidos para prejudicar o Serviço.
4. Poderá aceder a links de terceiros através do Serviço. A Wezed não se responsabiliza nem se responsabiliza por quaisquer links de terceiros que possam ser acedidos por si na sua única opção. O seu acesso e utilização de tais links e serviços de terceiros será exclusivamente por sua conta e risco e sujeito à sua aceitação e cumprimento dos termos e condições separados de tais terceiros.
6. Para quaisquer outras reclamações decorrentes da prestação do Serviço, não aceitamos qualquer responsabilidade (decorrentes de contrato, de outra forma), exceto quando não podemos declinar, excluir ou limitar a responsabilidade por lei (como morte e/ou danos pessoais causados pela nossa negligência). Nunca seremos responsáveis por quaisquer perdas ou danos que não sejam razoavelmente previsíveis e nunca seremos responsáveis por perdas indiretas e/ou perdas financeiras e empresariais, ou perda de boa vontade ou reputação.

13. A sua responsabilidade para connosco
1. Se a Wezed for processada devido a uma ação ou inação por si (incluindo uma violação destes Termos de Serviço) então temos o direito, a nosso critério, de nos indemnizar (isto é, cobrir todos os nossos custos, incluindo honorários legais) e nos considerar inofensivos de qualquer reclamação legal ou pedido de despesas ou custos que surjam como resultado. Quando decidirmos conduzir a defesa de tal alegação, concorda em ajudar-nos como razoavelmente solicitado.

14. Resolução de litígios

Disputas connosco
1. Se tiver algum litígio connosco relacionado com o Serviço, contacte-nos em primeiro lugar através de [email protected] e tente resolver o diferendo connosco informalmente.

Litígios com outros utilizadores relativos a uma Transação de Venda

Geral
1. Se utilizar pagamentos PayPal ou Pagamentos via Stripe para pagar um Item de Venda ou receber qualquer dinheiro para uma Transação de Venda poderá ser elegível para Proteção de Compradores ou Vendedores, cujos detalhes estão disponíveis abaixo de.
2. Todas as compras/vendas efetuadas fora da Wezed são contra os nossos Termos de Serviço e não estão cobertas  pela Proteção do Comprador ou do Vendedor.
3. Se: a) como comprador o seu Item de Venda não tiver chegado, ou se o que recebeu não for significativamente descrito ou defeituoso, ou b) como vendedor, é-lhe enviado um pagamento não autorizado, ou um comprador alega que não recebeu o seu Item de Venda, pode comunicar-nos o assunto no prazo de 180 dias e responder-lhe-emos com instruções sobre como proceder.
4. Saiba que, no que diz respeito a qualquer tipo de proteção de comprador ou vendedor, só podemos aceitar códigos de rastreio como prova válida de entrega (um código de rastreio que pode ser verificado online), e que o custo de devolução do Item de Venda não pode ser reembolsado.

Transações via PayPal – Proteção do Comprador e do Vendedor:
Para ser elegível para PayPal Buyer ou Proteção do Vendedor, deve: a) comprar/vender o Item de Venda na aplicação utilizando o PayPal, e b) reportar a emissão de transação ao PayPal no prazo de 180 dias a contar da data de compra/venda. A Proteção do Comprador ou do Vendedor só se aplica se estas condições forem satisfeitas. Os bens não materiais, os artigos proibidos e as transações presenciais não são abrangidos pela Proteção do Comprador ou do Vendedor payPal.
5. Se o PayPal verificar se o Produto De Venda não foi recebido ou não foi significativamente descrito, poderá ter direito a um reembolso ao abrigo da Proteção do Comprador. Se o Item de Venda não for significativamente como descrito, o PayPal pedir-lhe-á que o devolva ao vendedor antes de o reembolsar. Se o Item de Venda for considerado falso, o PayPal pedir-lhe-á para destruí-lo.
6. Vendedores que usam PayPal: Se o PayPal verificar as circunstâncias da sua reclamação, poderá estar coberto pelo valor do Artigo de Venda em vendas elegíveis
7. A investigação do PayPal sobre litígios está sujeita aos Termos de Serviço payPal  aos quais terá concordado ao configurar a sua conta PayPal, pelo que deverá verificar estes.

Proteção do comprador
8. Para se qualificar para a Proteção do Comprador, deve ser capaz de provar que a) comprou o Artigo de Venda com métodos de pagamentos aceites pela Wezed, e b) o Artigo de Venda não chegou ou é significativamente diferente da descrição do mesmo ou o Item de Venda é falso. Se descobrirmos que os critérios acima estão preenchidos, desde que devolva o Item de Venda sempre que solicitado (entrega rastreada), receberá um reembolso total do Artigo de Venda do Vendedor.

Proteção do Vendedor
9. Para se qualificar para a Proteção do Vendedor, deve provar que a) vendeu o Artigo de Venda por métodos de pagamento aceites pela Wezed, b) despachou a encomenda para o endereço fornecido pela Wezed no prazo de 2 dias úteis após a encomenda (ou qualquer prazo estabelecido na descrição do Artigo de Venda em questão se diferente), c) respondeu a quaisquer e-mails da Wezed relativos a tal Artigo de Venda dentro do período solicitado e d) Item significativamente conforme a descrição do mesmo. Como vendedor, os bens não materiais, os artigos proibidos e as transações presenciais não são abrangidos pela Proteção do Vendedor.
10. Quando o Comprador e o Vendedor não puderem chegar a acordo sobre a resolução, a Wezed tentará mediar uma resolução entre si e o Comprador. Se considerarmos que o Comprador estava correto na medida em que o Item de Venda não foi descrito ou não foi entregue, sob reserva de o Comprador devolver-lhe o artigo, concorda em reembolsar o preço de venda total do Artigo de Venda e quando não o fizer, dá-lhe permissão para o fazer em seu nome.
11. Se decidir recorrer de qualquer decisão que a Wezed tenha tomada ao abrigo desta secção dos termos, contacte-nos. Esteja ciente de que só consideraremos recursos onde poderá fornecer novas provas para apoiar o seu caso.

15. Envios
1. O vendedor é responsável pela transferência do Item de Venda para o comprador, num período máximo de 5 dias úteis.2. Os custos e informações relativas à entrega da encomenda pode variar consoante o espaço geográfico onde situa a morada indicada pelo comprador e se compra a um ou mais vendedores.
2. Os prazos de entrega variam consoante a natureza de processamento de Itens de Venda pelo vendedor
4. Os custos dos portes de envio devem ser suportados pelo comprador, exceto explicitamente descrito que o vendedor se encarrega de tais custos.
5. A Wezed recomenda o envio de Itens de Venda através de Correio Registado, uma vez que Itens enviados através de Correio Não Registado não são abrangidos pelo serviço de Proteção do Vendedor.
6. Não é permitido que os custos dos portes sejam superiores aos custos dos itens vendidos.
7. Os custos de envio, definidos pelo Vendedor, aplicam-se ao conjunto de produtos vendidos por encomenda e não a cada produto vendido por encomenda.

16. Alterações aos presentes Termos de Serviço
1. Podemos rever estes Termos de Serviço de vez em quando e quaisquer alterações entrarão em vigor após 3 dias de qualquer e-mail de notificação enviado a si notificando-o de quaisquer alterações, ou no momento em que os Termos de Serviço revistos forem publicados (o que for o que for anterior) e a sua utilização contínua do Serviço constituirá a aceitação desses Termos de Serviço revistos.

17. Contacto, feedback e reclamações
1. Se necessitar de contactar-nos em relação a estes Termos de Serviço ou a qualquer outro documento mencionado neles, por favor envie-nos um e-mail [email protected]  com a rubrica de assunto ‘Termos de Serviço’.
2. Valorizamos a audição dos nossos utilizadores, e estamos sempre interessados em aprender sobre formas de melhorar o Serviço. Ao fornecer o seu feedback, concorda que está a abdicar de quaisquer direitos que tenha no seu feedback para que possamos usá-lo e permitir que outros o utilizem sem qualquer restrição e sem qualquer pagamento a si. Envie-nos a sua mensagem para [email protected]